TEXTO 1
A disciplina do
amor – Lygia Fagundes Telles
Foi na França,
durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias,
pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco
antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na
maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila
inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e
ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos.
Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que
seu dono apontava lá longe. Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem
foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir
diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé,
atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim
que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro, até
chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio
preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio, mas no
pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo,
distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele disparava para o
compromisso assumido, todos os dias.
Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram
se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo.
Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos.
Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a
esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está
esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela
direção.
ATIVIDADES
1) Após a leitura do conto “A
disciplina do amor”, explique a palavra “disciplina” presente no título.
2) Qual é o foco narrativo do conto?
3) Qual é o tempo verbal predominante
na narrativa? Retire um trecho que comprove sua resposta.
4) Responda:
a) a história de quem será narrada?
b) onde e quando essa história acontece?
a) a história de quem será narrada?
b) onde e quando essa história acontece?
5) Qual o sentimento presente no
momento do encontro do cachorro com o dono? E o que isso representa?
6) Em relação aos trechos:
I – “Mas eu avisei
que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado.”
II – “Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo?”
II – “Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo?”
Responda:
Trecho I:
a) Quem é este “eu” que aparece na narrativa?
b) Ele participa da história?
c) Ele dá esse aviso para quem?
a) Quem é este “eu” que aparece na narrativa?
b) Ele participa da história?
c) Ele dá esse aviso para quem?
Trecho II:
a) Deixou de esperar quem?
b) A quem o “eu” faz esse questionamento? Por quê?
a) Deixou de esperar quem?
b) A quem o “eu” faz esse questionamento? Por quê?
7) Em “Então,
disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava
ao posto de espera.”, explique a expressão em destaque.
8) O que aconteceu ao dono do
cachorro? Esse fato mudou a rotina do animal?
9) Em “Todos os dias, com o passar
dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem
soldado que não voltou.”, explique a exclamação contida nos parênteses.
Justifique sua resposta com trecho do texto.
10) Leia atenciosamente o trecho: “Só
o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a
esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está
esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela
direção.” e responda:
a) Que palavras ou
expressões nos mostra que já havia se passado muito tempo?
b) Por que as pessoas estranhavam a espera incessante do cachorro?
c) O que aconteceu com o cachorro? Retire o trecho que comprove sua resposta.
b) Por que as pessoas estranhavam a espera incessante do cachorro?
c) O que aconteceu com o cachorro? Retire o trecho que comprove sua resposta.
Avaliação individual: próxima aula
O conto “A
disciplina do amor” de Lygia Fagundes Telles narra a lealdade de um cachorro.
Ele aguarda, durante muitos anos, o retorno do dono que morre na guerra. Até
que “Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela
direção.”
A partir do belíssimo conto de Lygia Fagundes Telles, produza um texto dissertativo entre 10 e 15 linhas, explicando o valor que a AMIZADE tem pra você.
O que é uma dissertação?
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TEXTO 2
A
notícia apresenta uma estrutura padrão, composta de duas partes: o lead e o corpo da notícia.
LEAD: é um relato sucinto
dos aspectos essenciais do fato e consiste normalmente no primeiro parágrafo.
Seu objetivo é dar informações básicas ao leitor e motivá-lo a continuar a
leitura.
TEXTO 3
GAROTO
VIAJA DE HONDURAS A NOVA YORK EM BUSCA DO
PAI
Edwin Sabillón, de 13 anos, perdeu a mãe,
irmão e avô na passagem do furacão Mitch
Nova
York - Só e desorientado, viajando de bicicleta,
automóvel, trem e ônibus, o garoto hondurenho Edwin Daniel Sabillón, de 13
anos, saiu de Honduras e atravessou a Guatemala e o México até chegar a Nova
Yorque, onde vive seu pai. A odisséia de Edwin – que lembra a de Huckleberry
Finn , personagem do escritor Mark Twain, ou a de Josué, o garoto do filme
Central do Brasil – começou em 22 de maio, na cidade hondurenha de San
Francisco de Yojoa.
A mãe, o irmão e o avô
dele morreram em novembro, durante a passagem do furacão Mitch, que devastou
boa parte da América Central. Ele chegou a Nova York no domingo, mas, até
ontem, não tinha conseguido encontrar-se com o pai.
Grevi Sabillón Vasquez,
pai de Edwin, enviou ao garoto, por intermédio de um vizinho hondurenho, US$
200 e um bilhete com instruções vagas para que se encontrasse com ele às 15
horas do domingo dia 27 no Aeroporto La Guardiã , em Nova York. Do modo que pôde, o garoto
iniciou a longa viagem. Cruzou a fronteira de Honduras com a Guatemala e depois
a da Guatemala com o México.
De acordo com seu relato,
em Matamoros, cidade mexicana perto da fronteira com o Texas, Edwin conquistou
a simpatia de “coiotes”, como são conhecidos
os contrabandistas de imigrantes para os EUA, que o transportaram de
graça até o território americano. O preço normal cobrado por esses
contrabandistas é de US$ 5 mil por
pessoa, segundo advogados que trabalham para imigrantes ilegais. Ele foi
deixado em Houston, de onde chegou a Miami. Ali, proprietários cubanos de um
restaurante deram a ele roupas novas e pagaram sua passagem até Nova York.
O garoto está agora sob a
custódia da prefeitura de Nova York. Sua história comoveu o prefeito Rudolph
Giuliani, que garantiu ajuda a Edwin para que encontre o pai. (The New York Times, Associated
Press, Ansa, EFE e DPA)
(O Estado de S.Paulo)
Agora
responda baseado no que você aprendeu sobre LEAD e os fatos da notícia.
- O quê?
- Quem?
- Quando?
- Onde?
- Como?
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